O que é o SEO?

Atualizado: 20 de Dez de 2020

O significado das letras SEO são Search Engine Optimization traduzidas ao português como Otimização dos Motores de Busca.


Em que consiste o SEO?


Para entender verdadeiramente o significado e sentido do SEO, vamos dividir a em três partes e analisar:

  • Qualidade de Tráfego Você pode atrair todos os visitantes do mundo ao seu site, porém se eles estão entrando no seu site porque o Google lhes diz que você é um fornecedor de eletrônicos a preço de banana quando na verdade você é um fazendeiro que vende bananas, isso não é qualidade de tráfego. Ao invés de atrair visitantes que genuinamente estão interessados no seu produto ou serviço.

  • Quantidade de Tráfego Uma vez que você tem as pessoas corretas clicando através dos motores de busca, maior volume de trafego é melhor.

  • Resultados Orgânicos Impulsionamento e propagandas como Google Adwords, Facebook Ads, entre outros fazem um bom trabalho com se fala em qualidade de tráfego porém é pago. Em outro lado o tráfego orgânico você não paga.


Tráfego de busca orgânica é especificamente qualquer tráfego não pago que vem dos motores de busca.


Como funciona o SEO?


Você pode pensar em o motor de busca é como um site que você visita para digitar (ou falar) uma pergunta em uma caixa e o Google, Yahoo !, Bing ou qualquer motor de busca que você está usando responde magicamente com uma longa lista de links para páginas da web que poderia potencialmente responder à sua pergunta.


Isso é verdade. Mas você já parou para pensar no que está por trás dessas listas mágicas de links?


Funciona assim: o Google (ou qualquer mecanismo de busca que você esteja usando) tem um rastreador que vai e reúne informações sobre todo o conteúdo que podem encontrar na Internet. Os rastreadores trazem todos aqueles 1s e 0s de volta ao mecanismo de pesquisa para construir um índice. Esse índice é então alimentado por um algoritmo que tenta combinar todos os dados com sua consulta.


Existem muitos fatores que influenciam o algoritmo de um mecanismo de pesquisa e é assim que um grupo de especialistas classificou sua importância:

Isso é todo o SE (motor de busca) de SEO.


A parte O do SEO - otimização - é onde as pessoas que escrevem todo aquele conteúdo e o colocam em seus sites estão promovendo esse conteúdo e esses sites para que os mecanismos de pesquisa possam entender o que estão vendo e os usuários que chegam via pesquisa vai gostar do que vê.


A otimização pode assumir várias formas. É tudo, desde certificar-se de que as tags de título e as meta descrições são informativas e do comprimento certo até apontar links internos para páginas das quais você se orgulha.


Aprendendo SEO


Esta seção de nosso site está aqui para ajudá-lo a aprender tudo o que quiser sobre SEO. Se você é totalmente novo no assunto, comece do início e leia o Guia do Iniciante em SEO. Se você precisar de conselhos sobre um tópico específico, investigue onde for mais adequado para você.


Esta é uma visão geral:


Construindo um site otimizado para SEO


Quando você estiver pronto para começar a fazer o SEO, é hora de aplicar essas técnicas de SEO a um site, seja ele novo ou antigo que você está melhorando.


Essas páginas o ajudarão a começar com tudo, desde a seleção de um nome de domínio amigável para SEO até as melhores práticas para links internos.


Conteúdo e marcação relacionada


Um site não é realmente um site até que você tenha conteúdo. Mas SEO para conteúdo tem variáveis ​​específicas o suficiente para que ele tenha sua própria seção. Comece aqui se estiver curioso sobre a pesquisa de palavras-chave, como escrever uma cópia amigável para SEO e o tipo de marcação que ajuda os mecanismos de pesquisa a entender do que realmente trata o seu conteúdo.


Tópicos no local


Você já aprendeu muito sobre tópicos no site investigando o conteúdo e a marcação relacionada. Agora é hora de obter informações técnicas sobre o robots.txt.


Tópicos relacionados a links


Aprofunde-se em tudo que você sempre precisou saber sobre links, desde o texto âncora até o redirecionamento. Leia esta série de páginas para entender como e quando usar o nofollow e se o guest blogging está realmente morto. Se você gosta mais do link building (trabalhando para melhorar as classificações em seu site ganhando links), vá direto para o Guia do iniciante para link building.


Outras otimizações


Parabéns! Você dominou os meandros do SEO diário e agora está pronto para alguns tópicos avançados. Certifique-se de que todo esse tráfego tenha o tempo mais fácil possível para converter com a otimização da taxa de conversão (CRO), então vá para o nível micro com o SEO local ou torne esse site global com o SEO internacional.


A evolução do SEO


Os algoritmos do mecanismo de pesquisa mudam com frequência e as táticas de SEO evoluem em resposta a essas mudanças. Portanto, se alguém estiver lhe oferecendo conselhos sobre SEO que não pareçam adequados, verifique a página do tópico específico.


Para uma visão mais técnica do SEO, confira este pequeno vídeo de Thomas Dias Batista.


TH Play oferece o melhor serviço de Seo em Sorocaba

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
logo-th-play
  • LinkedIn
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram